Promundo e Ministério da Saúde lançam curso sobre envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado

No dia 30 de novembro, o Promundo-Brasil em parceria com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, lançou o curso “Envolvimento dos Homens: Saúde, Paternidade e Cuidado”, na plataforma “Comunidade de Práticas”, espaço virtual de construção de conhecimento e aprendizado a partir das experiências dos profissionais da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde do Brasil.

O curso de capacitação é aberto ao público em geral, mas tem como foco a formação de 500 profissionais da saúde para prevenir a violência contra mulheres e promover a saúde materno-infantil a partir do envolvimento do parceiro masculino no pré-natal, no nascimento e no cuidado dos filhos. Os profissionais de saúde do setor público serão os principais beneficiários, enquanto os casais que acessam os serviços de saúde durante o pré e pós-natal serão considerados os beneficiários secundários. O curso é um projeto piloto de envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado por meio do setor de saúde e, caso seja avaliado como uma ferramenta eficiente para esse contexto, poderá ser ampliado nos próximos anos.

A iniciativa é financiada pela USAID Development Innovation Ventures (DIV) e compõe o quadro de ações do projeto +Pai, uma colaboração de três anos entre o Promundo e a Rutgers WPF, que visa engajar meninos e homens com idades entre 15 e 35 anos como parceiros na saúde materna e infantil e na saúde sexual e saúde reprodutiva.