Homens Cuidam é uma plataforma digital que tem como objetivo informar e dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas por Promundo e seus parceiros no Brasil e no mundo sobre transformação de gênero através do envolvimento de meninos e homens como cuidadores equitativos e não violentos. A plataforma busca promover paternidade e cuidado por parte dos homens, apresentando suas relações com a promoção de saúde masculina, direitos sexuais e reprodutivos, saúde materna e infantil e prevenção da violência baseada em gênero.

Homens Cuidam apoia a diversidade da paternidade e do cuidado, incluindo pais em famílias nucleares, em famílias do mesmo sexo e homens que assumem outros papeis de cuidado, como professores, treinadores, irmãos, tios, padrinhos, avôs ou amigos.

Por que promover o cuidado por parte do homem?

Há cada vez mais evidências de que, quando os homens participam mais do cuidado das crianças e do trabalho doméstico, a violência contra as mulheres diminui. A saúde melhora e a sensação de bem-estar das mulheres, crianças e homens aumenta. Casais relatam vidas sexuais melhores. As mulheres têm mais tempo para se capacitarem profissionalmente e veem sua renda aumentar. Para continuarmos avançando no empoderamento das mulheres, homens e meninos devem enxergar-se como aliados no processo.

Quando os homens participam do cuidado, eles também se beneficiam, seja por meio das alegrias da paternidade envolvida, da libertação da pressão de ser único provedor da família, do estreitamento de relações mais felizes ou do cuidado em relação à própria saúde.

Evidências como essas e dados mais detalhados sobre a importância de envolver homens em paternidade e cuidado estão disponíveis na Pesquisa Internacional sobre Homens e Equidade de Gênero – IMAGES, criada e co-cordenada por Promundo e International Center for Research on Women (ICRW).

Especificamente, Homens Cuidam pretende:

• Estimular a participação ativa dos homens nas tarefas de cuidado e nas tarefas domésticas;
• Promover o envolvimento dos homens desde o período pré-natal, no parto, na saúde da criança, incluindo a prevenção da transmissão do HIV das mães para seus filhos;
• Incentivar os homens a enxergarem-se como aliados na educação equânime e não violenta de meninas e meninos;
• Engajar homens na prevenção da violência contra mulheres e crianças;
• Promover o autocuidado e saúde do homem;
• Estimular o papel dos homens como aliados e modelos positivos na busca pela equidade de gênero.

Sobre o Promundo

Promundo é uma organização não governamental que atua em diversos países do mundo buscando promover a igualdade de gênero e a prevenção da violência com foco no envolvimento de homens e mulheres na transformação de masculinidades.

Desde sua fundação no Brasil em 1997, o Promundo ampliou sua atuação para diversos países do mundo para contribuir com o avanço da equidade de gênero. Além de realizar campanhas e grupos educativos, em contextos de pós-conflito trabalhamos com grupos de terapia que criam espaços seguros para que homens e mulheres se recuperem de traumas. Atualmente, já adaptamos nossas metodologias em mais de 22 países.

Saiba mais em: promundo.org.br