Em função do mês dos pais, Promundo aproveita o período para pautar a discussão sobre os benefícios da paternidade e do cuidado. O recém-lançado relatório sobre a Situação da Paternidade do Mundo apresenta evidências de que a paternidade envolvida desde o pré-natal até os cuidados diários dos filhos beneficia o desenvolvimento das crianças, melhora a saúde materna, infantil e a própria saúde do homem. Além disso, o envolvimento dos homens na divisão das tarefas domésticas e no cuidado gera benefícios diretos para as mulheres, uma vez que, enquanto os homens realizam apenas 20% do trabalho de casa, elas representam 40% da força de trabalho remunerado. A melhor distribuição sexual do trabalho é fundamental para o alcance da equidade de gênero.

Para ampliar a discussão sobre o tema, nos dias 26 e 27 de agosto, Promundo, em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância – RNPI, realizará o Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância no Rio de Janeiro, com apoio da UNICEF. O evento visa promover o intercâmbio de experiências sobre paternidade e primeira infância, ampliar a reflexão sobre a importância dos homens no cuidado de crianças pequenas e suas implicações na família, além de servir como um espaço para fortalecer a rede de apoio à ampliação da licença-paternidade.

Marco Aurélio Martins, coordenador executivo do Promundo, participará da mesa “Estratégias de Institucionalização do Cuidado Paterno”, no primeiro dia de evento, que contará com mais duas mesas abordando o cuidado paterno a partir de seus impactos na primeira infância e de experiências de mobilização e comunicação em torno do tema. No segundo dia os participantes poderão escolher entre quatro grupos de trabalho que discutirão educação, cuidado e brincadeira; prevenção de violência; desafios para os meios de comunicação; e saúde.

Durante o Seminário, Promundo vai lançar o site Homens Cuidam – www.homenscuidam.org.br – sua nova plataforma online sobre paternidade e cuidado por parte do homem, que vai trazer notícias, publicações e informações sobre as ações de paternidade desenvolvidas por Promundo e por parceiros em várias partes do mundo.

Uma segunda edição atualizada do Programa P também será lançada no evento e a Exposição Você é meu Pai, com fotografias e história de paternidade, estará disponível para o público visitar.